O RISCO FINANCEIRO E O GERENCIAMENTO DESTE COMO DIFERENCIADOR NO MERCADO

Maurício Thiago Roll

Resumo


Este estudo serve como uma avaliação para a conclusão do curso de Administração, pela Faculdade Metropolitana de Maringá, Famma, e foi realizado no ano de 2016. O principal objetivo desse estudo é analisar o risco financeiro que pode ser um diferencial no mercado enquanto espaço na organização e seus empreendimentos. Deste modo, será contextualizado o significado de risco de mercado e serão analisadas as ferramentas estratégicas para controle de risco financeiro, bem como a importância destas, a fim de elucidar os tipos de riscos existentes. Também, serão apresentados estudos e análises sobre os riscos de crédito, risco operacional e risco legal. Em relação à metodologia adotada nesse estudo, utilizou-se os procedimentos de uma pesquisa descritiva evidenciando o referencial teórico estudado, com a aplicação de perguntas aos operadores da mesa comercial. Com isso observou-se as estratégias utilizadas para mitigar resultados negativos; desenvolver soluções para problemas ainda não vistos; ferramentas para tomada de decisão mais seguras e que podem viabilizar ao máximo os ganhos da organização; preparar os gestores para decisões de grande impacto na organização. Como resultado final do estudo foi analisado a importância da gestão de risco da organização da empresa, que proporciona redução de risco, estimulando o surgimento de operações especulativas, caracterizadas por proporcionar altos níveis de liquidez e, consequentemente, aumentando a tomada de posição de risco. Como conclusão, o maior risco apontado na análise do estudo é o risco organizacional, pois se trata do risco relacionado aos tomadores de decisão que devem ter nohall suficiente para tomá-la.


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