ELAS NO COMANDO: A PERCEPÇÃO DE COLABORADORES SOBRE A LIDERANÇA EXERCIDA POR MULHERES

Tatiane de Oliveira Silva Dias, Camila Viana Schiavani, Edi Carlos de Oliveira

Resumo


Ao longo dos tempos a mulher conseguiu alçar espaços até então inatingíveis – dentre eles liderando equipes, empresas, municípios, Estados e a Nação. Perceber a forma de atuação das mulheres e a importância destas em posições hierárquicas que remetem liderança, bem como a maneira que são percebidas por seus liderados são lacunas que merecem maior enfoque e investigação. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção de colaboradores sobre a liderança exercida por mulheres em lojas de departamento no município de Maringá – Paraná. Para alcançar o objetivo proposto, estabeleceu-se a metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com a utilização de entrevistas semiestruturadas (dados primários) e pesquisa bibliográfica (dados secundários) para coleta de dados. A coleta de dados primários foi operacionalizada através de entrevistas com vinte colaboradores de quatro lojas de departamento lideradas por mulheres no município de Maringá – Paraná. A coleta de dados secundários, por sua vez, foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, abordando as seguintes temáticas: Empreendedorismo, Mulher empreendedora, Liderança e Motivação. Após a coleta de dados, estes foram analisados através da técnica de Análise de Conteúdo, que possibilitou evidenciar que o estilo de liderança exercida por mulheres é diferente do estilo dos homens. Com isso, percebeu-se que as mulheres líderes apresentam ímpeto empreendedor e que exercem uma forte influência positiva sobre seus liderados, os quais mostraram-se satisfeitos e motivados com elas no comando. Outros fatores como diferenças na liderança exercida por homens e mulheres, preconceitos, dificuldades e histórias de sucesso são contemplados nas discussões deste artigo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Conbrad

Qualis B5