ÉTICA E INOVAÇÃO: A PERCEPÇÃO CONCEITUAL DE EMPRESÁRIOS DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO SEGMENTO DE SERVIÇOS

Fabiana Pinheiro da Silva, Griziely Sassi, Thalyta Priscila Santos Marques, Edi Carlos de Oliveira

Resumo


A ética é uma prática que sempre esteve presente na história da humanidade, pois abarca discussões sobre o comportamento moral dos profissionais e das organizações, tornando-se um tema relevante e sem precedentes para indivíduos e organizações. Além da ética, que é percebida tanto na sociedade quanto no âmbito organizacional, evidencia-se a inovação, que fomenta o desenvolvimento de novos produtos/serviços de forma radical ou incremental. Independentemente do tipo de inovação, ela pode ser aplicada nos produtos, nos processos, na posição de mercado (marketing) e no paradigma ou modelo de gestão (organizacional). Assim, pode-se dizer que a junção da inovação aos padrões éticos de conduta moral pode auxiliar as empresas de diferentes segmentos a conquistar competitividade no mercado. Assim, este artigo tem por objetivo analisar a importância da ética e da inovação a partir da percepção de empresários da indústria, do comércio e do segmento de prestação de serviços. Para a operacionalização desta pesquisa, optou-se pela seguinte classificação metodológica: trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, realizada à partir de dados primários (entrevistas semiestruturadas com doze empresários da indústria, comércio e serviços) e dados secundários (pesquisa bibliográfica). Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os empresários são bastante coerentes quanto à percepção dos conceitos de ética e inovação no âmbito organizacional e revelaram como utilizam estes dois conceitos observando a cronologia dos últimos cinco anos, fatos que proporcionam constantes melhorias nas empresas e a manutenção da competitividade, mesmo em tempo de crise.


Palavras-chave


Ética. Inovação. Indústria. Comércio. Serviços.

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