EVOLUÇÃO DO MARKETING NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL A PARTIR DAS ESCOLAS DE MARKETING

ERICK Dawson DE OLIVEIRA, Marluz Aparecida Tavares da Conceição, Antonio Carlos Giuliani Carlos Giuliani, Thel Augusto Monteiro Augusto Monteiro

Resumo


O artigo objetiva comparar a evolução do marketing, identificando seus pontos divergentes e convergentes nos Estados Unidos e no Brasil. Para tanto, utilizou-se o método histórico-descritivo, com corte longitudinal. A análise mostra que a evolução do marketing nos Estados Unidos e no Brasil concentra-se no fortalecimento dos processos de relacionamento e do perfil do consumidor que busca a simplificação e a humanização proporcionadas pelo uso da tecnologia. Constatou-se que tanto nos Estados Unidos, em 1900, como no Brasil, em 1950, as práticas de marketing vieram antes da teoria, pela percepção dos empresários diante das necessidades de manutenção de seus negócios. Os estudiosos de marketing, profissionais e empresários podem buscar a legitimação do conhecimento a partir deste estudo comparativo e adotar atitudes de compreensão que levem a novas estratégias de marketing e evolução do pensamento numa construção conjunta.


Palavras-chave


evolução do marketing, escolas de marketing, tendências, estratégias de marketing.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Conbrad [ISSN 2525-6815] Qualis B5

Qualis B5


INDEXADORES E BASES INTERNACIONAIS

 Resultado de imagem para latindex