O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) BRASILEIRAS: UM ESTUDO DA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO

Josimari de Brito Morigi

Resumo


Pautado na capacidade da educação em “esculpir” o comportamento das pessoas, o presente artigo objetiva analisar as principais contribuições do ensino do empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras para a formação de profissionais mais qualificados e mais propensos a empreender, com um olhar direcionado para as práticas desenvolvidas na Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão. Para alcançar os objetivos propostos pela investigação, primeiramente foi realizada uma pesquisa documental e teórica sobre a introdução do empreendedorismo como componente curricular nas (IES) brasileiras e posteriormente, foram levantadas informações sobre as ações de incentivo ao empreendedorismo realizado na Universidade escolhida para o estudo. A educação empreendedora tornou-se alvo de instituições de ensino em todo o mundo, cada uma procurando focar as peculiaridades regionais onde estão inseridas, objetivando não apenas disseminar os conceitos de empreendedorismo, mas também capacitar os alunos para atuarem no mercado de trabalho, especialmente no ato do empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país onde residem.

Palavras-chave


Empreendedorismo. Educação Empreendedora. Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Mercado de Trabalho. Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Conbrad

Qualis B5