ANÁLISE DE ESTUDOS SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FATOR DE ESTRATÉGIA NAS INDÚSTRIAS DE MODA/VESTUÁRIO.

Marcio José Silva, Cláudia Herrero Martins Menegassi, Paulo Marcelo Ferraresi Pegino

Resumo


As indústrias ligadas ao setor de moda e vestuário, possuem expressiva importância do ponto de vista econômico no Brasil, sendo que o país é o quarto maior produtor de vestuário do mundo. Dentre vários fatores o setor se caracteriza por seus produtos serem criados mediante tendências de moda, pela imprevisibilidade de demanda e o curto ciclo produtivo. O conhecimento dentro das organizações vem sendo utilizado de modo a criar competitividade entre empresas, de modo que o conhecimento e a Gestão do Conhecimento (GC) vem sendo utilizados para tal finalidade. O objetivo dessa pesquisa foi identificar dentre publicações entre os anos de 2003 a 2015 quais trabalhos tratam sobre GC e indústria de moda/vestuário, e como tratam o fator estratégia em sua abordagem. A pesquisa de caráter qualitativo e exploratório identificou 24 trabalhos que contemplam o assunto e analisou além do ponto de vista entre estratégia e conhecimento ou GC quais trabalhos apresentam o termo estratégia no título, palavras chave ou objetivo. Verificou-se que os trabalhos atendem ao objetivo uma vez que o conhecimento e a GC vem sendo tratados como fator de estratégia nas empresas e que quatro destes trabalhos contemplam entre os pontos verificados. Por fim avalia-se que há espaço para pesquisas que tratem fatores de estratégia utilizando-se do conhecimento e de atividades de GC em indústrias de moda e vestuário.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento, Estratégia, Indústria da Moda, Indústria do Vestuário.

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