ANÁLISE DO GREENWASHING PARA PRODUTOS VERDES NO VAREJO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR

Caroline Miranda Correa

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a influência do greenwshing (maquiagem verde) na percepção do consumidor para o consumo verde no varejo. Sob este enfoque foi avaliado se o greenwashing confunde o consumidor sobre o que vem a ser o consumo verde e se o mesmo confia no consumo verde. Para a verificação do objetivo proposto por esse trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, por meio de um survey junto a uma amostra de 359 respondentes do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados foi utilizada uma empresa especializada e pesquisa de mercado, assim foram coletados os dados de consumidores reais. Como resultado foi possível observar que o greenwashing confunde o consumidor e não influencia na confiança do produto verde. Conclui-se que o greenwashing além do efeito na confiança verde do consumidor também apresenta uma relação positiva com a confusão para o consumo verde e para o risco destes produtos, assim confirmando o impacto que proporciona na confiança do consumidor.


Palavras-chave


Greenwashing. Varejo. Comportamento do Consumidor. Percepção de Compra.

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